12 julho 2016

Por que você NÃO DEVE largar o seu emprego!

"hahaha essa é velha. Esse título é um jailbait né Rico? Quer ganhar pageviews fácil porra? que merda é essa?"

Nada disso jovem, sinto dizer mas não é a intenção. Não preciso de clicks desviados pelo robô do Google. Não é intenção ganhar dinheiro com esse blog. Minha intenção aqui é ajudar os amigos que estão em busca da IF, fazendo-os pensar um pouco diferente.

Eu quero compartilhar algo rápido hoje, porque a semana está corrida. Apesar da afobação do trabalho, sinto que há praticamente uma unanimidade na internet brasileira, no sentido de demonizar o emprego e forçar que cada um que se sinta mal empregado saia e abra seu próprio negócio.

E isso é pior em períodos de crise -- como a que estamos passando -- pois as pessoas tendem a reagir de forma instintiva, em busca de uma tábua de salvação. Algo que lhes traga um conforto imediato.

Então, sem querer polemizar, vou ter que contrariar a corrente e ser categórico ao afirmar o seguinte:

Ao contrário do que diz o seu colega de trabalho, o site do infomoney, o PEGN, o teu amigo no facebook, tua tia ou até mesmo tua esposa, a saída para as suas dificuldades financeiras NÃO PASSA por mandar o chefe à merda e abrir uma empresa e ser o próprio patrão!!




Te peço uma licença para o momento TURN DOWN FOR WHAT do Rico!



Vou te contar a verdade que pouca gente fala na real: abrir uma empresa no Brasil é algo extremamente TÓXICO, DEGRADANTE e HOSTIL. O empresário no Brasil é estuprado por pirocas voadoras afro-descendentes do tipo black exterminator 30cm x 5cm que chegam voando por todos os lados, a todo instante, sem aviso. Sem nem ao menos ter começado a faturar algo, o pobre-empresário-recém-desempregado já está devendo para mais de uma dezena de instituições. Se for na área de comida, em shopping-center então, JÁ SE FODEU LINDAMENTE. O contador te fode, a prefeitura, o fiscal corrupto (e o honesto tb, se o corrupto esquecer de vc), o governo estadual, o federal, os empregados, os fornecedores, e AH TINHA ESQUECIDO, o cliente também. 

Você tem que pensar na violência, em monitoramento patrimonial, na saúde financeira do teu fornecedor, no teu concorrente, se estão mijando na porta do teu estabelecimento (é sério!!), se estão te roubando, se estão te sabotando ou roubando a lista de clientes, se o facebook do teu concorrente tá melhor que o teu, tem que entender de twitter, facebook, SEO, atender via Whatsapp e o caralho a 4. Preocupações que antes você nunca imaginou vão te pentelhar 24h por dia, 7 dias por semana, e quando você achar que tem algum lucro, o governo vai dar um jeito de te foder lindamente com alguma merda de taxa que o incompetente do teu contador esqueceu de pagar (com multa ainda), ou alguém vai te processar, seja um cliente ou um ex-funcionário, alegando algo absurdo e SIM, VOCÊ VAI PERDER.

E ainda tem a família amigo, a saúde, os estudos... não se esquece...

Ao ser empregado, o RISCO É TODO DO TEU PATRÃO
O melhor lugar para que você comece a empreender é no CNPJ do outro, ou seja, no seu emprego. 

Enquanto empregado você não tem dívidas, só tem ativos, você só tem oportunidades, pois os problemas são responsabilidade dos proprietários da empresa. A única motherfucking coisa que vc precisa fazer é controlar seus gastos e aproveitar a entrada de grana.



Então entenda de uma vez por todas: abrir uma empresa não vai solucionar seus problemas, vão te criar bilhões de outros mais. Você que deve procurar outro emprego, numa empresa de verdade. E que você retribua isso realizando o seu melhor trabalho sempre.



Essa última dica é importante: você deve retribuir a um bom emprego com 110% do seu empenho. Nesse tipo de emprego não tem batedor de cartão medíocre. Tem que ralar.

Deixo por último uma dica: busque algo no mundo FINANCEIRO. todas as outras industrias dependem de dinheiro para funcionar, bancos são os melhores empregadores do mundo, em qualquer país isso é uma verdade e no Brasil mais ainda.

abraços e falarei mais sobre como ser um melhor funcionário em breve.



até mais!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Otimo post ricoem7anos,

    Gosto da ideia de abrir algo pra gerar renda extra. Mas, de fato tem muita oportunidade boa e vc pode ser tranquilamente bem sucedido sem ser o dono do negocio.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, ter uma renda extra é ótimo, mas NÃO CAIA NA BESTEIRA de largar seu emprego pra se dedicar 100% a isso, a não ser que esteja muito, mas MUITO seguro do seu novo negócio.

      Dá pra empreender sendo informal, o que em se tratando de Brasil é definitivamente a melhor coisa a se fazer. Eu particularmente farei sempre o que for possível para evitar pagar impostos.

      abraço

      Excluir
  3. Muito bom seu pensamento, partilho do mesmo. E creio que continuar trabalhando e abrir um negócio como segunda opção para ver o desenvolvimento, ir fazendo-o crescer e quando ver que está correndo bem e tem a possibilidade de ganhar mais na sua própria empresa do que no seu trabalho ir com tudo. Porém esse é um risco que eu não imagino correr ganhando cerca de 5k em algum trabalho por ai. Atualmente ganho pouco e já estudei várias possibilidades de criar um negócio apenas por diversão, para que todo o lucro seja investido na própria empresa, visto que não terei retirada dos meu salário para manter a empresa.

    A melhor das escolhas e trabalhar com o dinheiro dos outros. Mesmo que indiretamente

    Parabéns pelo blog.

    Contador de Migalhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grande questão é que uma boa empresa te dá vários benefícios secundários que na conta final, fazem toda a diferença. Por exemplo:
      - reembolso educação
      - reembolso creche
      - reembolso kilometragem
      - Plano de previdencia
      - participação nos lucros
      - bonus, stock options em alguns casos...

      Tem que correr atrás dessas empresas. Continuo recomendando fortemente Bancos, Seguradoras e/ou Financeiras. Sempre tem emprego bom escondido aí.


      abração

      Excluir
  4. Ótimo post, é bem diferente do que gente a lê por aí sobre empreender.

    Eu tenho 25 anos, sem muitas perspectivas profissionais e sem curso superior.
    O que seria necessário (qualificação, etc) para construir uma carreira em uma boa empresa?
    Qual área de atuação de: Bancos, Seguradoras e/ou Financeiras, que vc recomenda?

    ResponderExcluir